terça-feira, junho 27, 2006

exposição

CONVITE WEB

de 1 a 21 de Julho
CENTRO CULTURAL DE ANGRA DO HEROÍSMO
AÇORES

A série das Necessidades... continua, é a quarta.

segunda-feira, junho 26, 2006

continente europeu

pombos
Vou até ao Oceano Atlântico dar milho aos pombos gordinhos e com ar saudável de Angra do Heroísmo. Sentir-me uma portuguesa do continente, coisa que só me ocorre ali, no meio do oceano.
Até já.

domingo, junho 25, 2006

Vaginas, Vulvas e mentiras

vagina

A história da sexualidade feminina foi um logro construído à imagem e semelhança do desejo masculino. O séc XIX e XX foi bastante eficaz na manipulação e na construção de clichés sobre a mulher e a sua sexualidade transformados em verdades e certezas. Desde a ciência até ao cinema.
A jornalista Isabel Freire é mais uma mulher que tenta estudar a nossa sexualidade através de depoimentos de mulheres. Como no Relatório Hite, o livro que mais me ensinou sobre mim - aos 15 anos - e sobre as mulheres. O questionário é longo, o melhor é copiá-lo para o word e ir preenchendo. No blogue está tudo explicado, qual é o objectivo do estudo e para que serve. Diferente de Wanda que tem outras finalidades. Não deixa de ser curioso a simultaneidade de 2 blogues dedicados à sexualidade, desejos e fantasias e a edição em português da História da V, de Catherine Blackledge, tema de capa do Mil Folhas de sábado.
Afinal temos próstata e ejaculamos. Só que raramente.

sexta-feira, junho 23, 2006

Turquia

06_turquia
O cartoon vencedor da ilustradora /cartoonista Cristina Sampaio, sempre acutilante e lúcida.

Prémio Stuart Carvalhais

Em directo do hotel RITZ, o UNDERWORLD divulga os prémios Stuart:
CRISTINA SAMPAIO- cartoon e caricatura
JOSÉ BANDEIRA- tira cómica
ANDRÉ CARRILHO - ILUSTRAÇÃO E O GRANDE PRÉMIO
TARANNN!
Os convidados tiveram ainda direito a um excelente livro sobre o Stuart de Carvalhais, de João Paulo Cotrim, uma curta metragem, de 10' de ZEPE, que demorou nada mais, nada menos, que 11 anos a fazer- a paciência e a determinação é a forma de sobreviver e de não enlouquecer dos realizadores portugueses de cinema de animação. Um flip book à sobremesa, uma fadista horrorosa, uns discursos breves e bons, outros uma chachada, mas o melhor da noite foi encontrar pessoas que já não via à algum tempo e dizer mal de tudo! O prémio 'por onde tens andado', foi para João Fazenda: o quê, já não estás na Bedeteca??!!! Não há 1 ano, não sabias?? Eu não... então já posso dizer mal da Bedeteca sem problemas?? (eheheh) O prémio 'que raio de júri é este' foi para Eduardo Filipe: o que é que aquela sra. do Corte Inglês sabe de cartoon e de ilustração para fazer parte do júri?

quinta-feira, junho 22, 2006

quarta-feira, junho 21, 2006

portugal real

O pretexto foi irmos ver ( finalmente) o festival I:M.A.N em Famalicão, passando pelo Porto e desviando no regresso a Lisboa por Vila do Conde, concluindo eu, que a vida nas cidades de província sabe muito melhor do que na capital suja, a cheirar a urina, pombos podres, tags enjoativos por todo o centro histórico, o casco viejo, onde vivo.

madonnas
Alice Geirinhas, MADONNAS, Casa das Artes, Famalicão


madonna 1
Inês e Violeta

renato2
Renato Ferrão, QUEM TEM OLHO É REI, Quadrado Azul, Porto
renato1
renato

Falhámos o Projecto Apêndice e Serralves ( isto não é a gozar com a polémica do Roseira) mas fomos ver o Paulo Mendes na galeria cinemática, Solar, que é espantosa:
mendes1
mendes 3

terça-feira, junho 20, 2006

big brother

só 02
Eleita para a selecção nacional pelo big blog is watching you com esta peça montada pela 1º vez na ARCO em 1997, Madrid e em 2001 foi remontada no Artemosfera. Vai ser de novo montada na minha próxima exposição A Nossa Necessidade de Consolo É Impossível de Satisfazer #4 em Angra do Heroísmo, no Centro Cultural da cidade de 1 a 21 de Julho.

e onde está a Alice?

Shouse jun 06

Imagens da colectiva de desenho na mco
São 4 desenhos: 2 'grattages' e 2 a esferográfica azul.

stock house web
SHouse #2 web

segunda-feira, junho 19, 2006

POLÉMICA

A provocação distraída, de um texto que não o queria ser, desencadeou uma série de textos- respostas sobre a contaminação entre espaços alternativos, produção artística e o melhor museu do país. Toda a polémica na sombra chinesa e na arte capital. O Porto continua vivo, apesar das galerias da Miguel Bombarda abrirem novas lojas na capital, para expandirem o negócio.
O underworld promete mostrar o que viu por lá, brevemente, antes de partir para o Centro Cultural de Angra do Heroísmo.

quinta-feira, junho 15, 2006

Blog art

Alguns amigos visíveis e invisíveis que moram aqui ao lado, foram citados num artigo que a Sandra Vieira Jurgen me encomendou para a revista on line, Arte Capital, sobre blogs de arte na blogosfera portuguesa. No início descartei-me, mas na inauguração do Amaral e do Olaio com um copo de cerveja na mão, tudo pareceu transponível e..., pronto, convenceram-me.
Roubei algumas imagens - Amnésia, Gonçalo Pena, André Lemos..., para ilustrar o artigo., que desconsoladamente não está em hiper- texto directo, mas indirecto, com os links no fim. Constrangimentos tecnológicos.Ponto.

sábado, junho 10, 2006

Charlie Chaplin

charlot 4 web
O Circo

Charlot faz parte da filmografia da Clara, como o Dumbo, Noddy, Pipi das Meias Altas, A Viagem de Chihiro, Alice no País das Maravilhas, O Rei Leão, Nemo...
charlot 1 web
charlot
charlot3 web
E recomenda-se. Está confirmado entre alguns pais amigos de que os bebés gostam da música, do ritmo e da personagem. A Clara tinha 1 ano, quando deu uma grande gargalhada semelhante às que dava com as palhaçadas da irmã, na Quimera do Ouro, com o Charlot a correr sem sair do lugar por causa da corrente de ar no casebre da montanha...

terça-feira, junho 06, 2006

A viúva de Boris

sarah boris net
A Sarah traduziu um livro do Boris Vian para a Fenda, no fim do documento que enviou para a editora escreveu: Sarah ama Boris e não é que os dois, editor e tradutora, cravaram- me um coração como os que são raspados nas àrvores e nas rochas ao pé do mar?
%D

domingo, junho 04, 2006

O velho amigo Gombrich

gombrich
O primeiro livro do historiador de arte Ernest Gombrich, a História do Mundo. A edição portuguesa é muito bonita, o papel da capa sabe bem aos dedos, as ilustrações são de Vera Tavares, p&b limpo e conciso, muito Marjane Satrapi, o design podia ser de João Bicker, pela elegância. Tudo excelentes referências.
(...) Quero que os meus leitores se descontraiam e possam seguir a história sem precisar de tirar notas, nem de memorizar nomes e datas. De facto prometo que não lhes farei nenhum exame sobre o que lerem.
Um ano após a leitura da Breve História de Quase Tudo, apetece-me esta Pequena História do Mundo.

sábado, junho 03, 2006

o descrédito

educar
Na escola da Camila todas as salas têm o 'espaço da leitura'. No 1º ano foi pedido aos pais livros e almofadas. A Camila volta e meia leva um livro para a professora ler e fica por lá longas temporadas para que todos o possam ler. Não se esperou pelo plano nacional de leitura. Uma medida mediática que 'obriga' a ler. Como se o gosto pela leitura fosse adquirido por decreto-lei. Gastam-se, gastaram-se e vão-se gastar, milhões de euros com o plano de incentivo à leitura, no combate à crescente iliteracia, mas os exames nacionais de português e as provas de aferição são de escolha múltipla. Cruzes? Chumbam no 9º ano com negativas a português e a matemática, mas nos anos anteriores passaram sempre, mesmo não sabendo nada...mas nada mesmo, como é que querem que estejam preparados no 9º? As contradições são imensas no ensino básico...e por mais planos que inventem, as crianças vão continuar a ser MAL FORMADAS.

A escola da Camila vai vivendo e imaginando soluções para a promoção da leitura.... o fórum de discussão na net sobre os trabalhos desenvolvidos na área de projecto, a visita anual à feira do livro, as leituras da professora Mucha, a visita de escritores, ir à net ler a História do Dia, a leitura de livros da biblioteca da escola e preenchimento da respectiva ficha de leitura. Idênticas e muito mais articuladas com o meio do que as genéricas ideias da comissão.
Mas a escola nº 29 é uma ilha mágica, uma alegre mistura dos putos problemáticos da freguesia de S. José com os filhos da classe média que vive no centro de Lisboa, apesar de tudo, que somos nós, artistas e boémios ainda cheios de sonhos e poesia... O pior é o que está para vir.


Estou seriamente a pensar em retirar as minhas filhas do degradado sistema educativo português, cheio de contradições e de comissões e que não funciona. A tendência é para piorar com as novas medidas de avaliação dos alunos: premeia-se a mediocridade e a preguiça, em nome do sucesso escolar fictício. Actualmente é necessário três pareceres para o aluno ficar retido, o que implica um procedimento burocrático complicado. O parecer do encarregado de educação, o parecer do conselho de turma e o parecer máximo, decisivo, o do conselho pedagógico. Só falta ir ao gabinete da ministra para a Maria de Lurdes decidir com o s seus assessores, se o Ruben passa com 7 negativas e a Sheila com 9.

Outro factor do meu descrédito do sistema educativo são as provas de aferição que testam o conhecimento dos alunos portugueses no final de cada ciclo. Este ano, a Escola nº 29, foi contemplada com a realização das provas de matemática e português do 4º ano. A professora Mucha na semana passada, resolveu testar os seus alunos do 3ºA com as mesmas provas. Correu muito bem, disse a Camila,são muito fáceis, mãe, até a C.I ( criança com necessidades educativas especiais, mal sabe ler e escrever no 3º ano) conseguiu fazer tudo!! Como é que eu vou acreditar num sistema mediocre e facilitador que vicia os resultados para que estatisticamente o sucesso escolar aumente, para comprovar que afinal as medidas adoptadas pelos governantes são adequadas, quando o não são?

A primeira a sair do sistema e estudar noutra língua será certamente a Camila.

quinta-feira, junho 01, 2006

Barreiro

jeunet
O ilustrador do papel, Bernard Jeunet, sem telemóvel, nem e-mail, nem nada dessas modernices capitalistas, tem uma excelente exposição no Auditório Municipal Augusto Cabrita, Barreiro, o subúrbio operário à beira do Tejo e de Lisboa que já ultrapassou a capital com as sucessivas exposições de ilustração para a infância. O melhor do género franco-belga passa no Barreiro, pelas mãos dos comissários coleccionadores e apaixonados, Ju Godinho e Eduardo Filipe. Enquanto que Lisboa agoniza na àrea da bd e da ilustração, outros crescem com saúde. A vida é mesmo assim: uns morrem e outros nascem.