quarta-feira, fevereiro 28, 2007

Alice Zombie

bd_alice
Ando a recolher, ou melhor a escavar no túmulo do meu passado ' bd' e encontrei coisas que já não me lembrava de todo. Encontrar as minhas primeiras pranchas de bd, foi uma revelação de mim própria. Um encontro com a primeira palavra que se disse ou com a primeira frase que se escreveu. Uma ternura.
Esta bd não faz parte desse mundo antigo, finais dos anos 80 do século XX, é de 1999, (uma data sugestiva na FC pu CF para os pós-globais) e faz parte de uma série chamada PSICO ESTÓRIAS, história escritas em estados alterados de alma e assinadas por um pseudómino. Não existem em papel (desapareceu o desenho a contorno preto, antes de ser pintado) e andam perdidas em arquivos digitais. Algumas estiveram visíveis durante uns anos na secção de bd do Público on-line, esta esteve ( está) na FLIRT on line, onde se sem lupa.
E porquê uma escavação arqueológica? A culpa é do Paulo Monteiro da Bedeteca de Beja que me propôs a mais impensável exposição mas que se está a tornar um enorme gozo pessoal.

segunda-feira, fevereiro 19, 2007

pedido de esclarecimento

O início deste ano lectivo foi um caos. A 26 de Setembro escrevi um email através do portal do governo a pedir esclarecimento sobre a questão das faltas de Enriquecimento Curricular. A 7 de Fevereiro chegou a resposta ao meu computador.
Entretanto, a questão foi resolvida com bom senso, não exactamente como está escrito na lei ( normalmente inadequada para os simples mortais terráqueos), mas de forma sensata entre pais e professores. Além disto parece que a lei existe mas não é obrigatório cumprir...( isto faz-me lembrar qualquer coisa....)

-----Mensagem original-----
De: alice_g@sapo.pt [mailto:alice_g@sapo.pt]
Enviada: terça-feira, 26 de Setembro de 2006 15:19
Para: Gab Ministra Educacao
Assunto: PGov: pedido de esclarecimento

Mensagem enviada através do Portal do Governo, por:
Alice Santos [alice_g@sapo.pt]

A reunião do agrupamento Baixa-Chiado, com os encarregados de educação da escola básica do 1º ciclo de S. José correu muito mal, e nós , os pais não obtivemos resposta às nossas dúvidas, nomeadamente como se procede e qual é a legislação existente no 1º ciclo básico para as justificações de faltas às actividades de enriquecimento curricular, quando a aluno tem outras actividades fora da escola ( alguns alunos têm aulas de música no Conservatório Nacional) Gostaria de obter informação sobre a legislação existente, já que o representante do agrupamento e o adjunto do vereador da Acção Social, não foram capazes de o fazer. Atenciosamente Alice Santos (encarregada de educação)

De: Chf Gab Sec Est Educacao - SEE [mailto:cgsee@me.gov.pt]
Enviada: terça-feira, 2 de Janeiro de 2007 18:08
Para: Teresa Evaristo (DGIDC)
Assunto: FW: PGov: pedido de esclarecimento

Cara Dra. Teresa Evaristo,

Para conhecimento e para as diligências que entender convenientes, no sentido de ser dada resposta directamente à interessada.

Com os melhores cumprimentos.

From: "Carlos Pires (DGIDC)"
Date: Wed, 7 Feb 2007 12:07:02 -0000
To:
Cc: "Luisa Ucha (DGIDC)"
Conversation: PGov: pedido de esclarecimento
Subject: FW: PGov: pedido de esclarecimento

Exma. Sra. Encarregada de Educação

Tendo em conta o previsto no artigo 9.º do Decreto-Lei n.º 6/2001, de 18 de Janeiro, as actividades de enriquecimento curricular, embora devendo ser proporcionadas pelas escolas, revestem-se de “carácter facultativo”. Assim, pelas mais diversas razões, nomeadamente devido a incompatibilidades com outras actividades externas do aluno, o encarregado de educação pode optar pela não inscrição nessa actividade. Daí não poderão decorrer quaisquer penalizações que prejudiquem a avaliação das aprendizagens do aluno.

Caso haja lugar a inscrição, passa a haver um compromisso na frequência da actividade, por parte do aluno e do encarregado de educação, atendendo aos compromissos relacionados com o estabelecimento de protocoloco referente às actividades de enriquecimento curricular. A falta de assiduidade deverá ser registada pelo docente responsável, tendo em atenção que as consequências dessa falta da assiduidade poderão encontrar-se explicitadas em sede de Regulamento Interno do Agrupamento de Escolas, aprovado em sede de Assembleia, tendo em conta que a possibilidade de existência de actividades de enriquecimento curricular remonta a 2001. No entanto, as faltas injustificadas a estas actividades não poderão ter como efeito a reprovação do aluno, tendo em conta o constante do n.º 4 do artigo 17.º da Lei n.º 30/2002, de 20 de Dezembro (Estatuto do Aluno): “A falta é a ausência do aluno a uma aula ou a outra actividade de frequência obrigatória”.

Com os melhores cumprimentos,

Carlos Pires

(Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular - DGIDC)

domingo, fevereiro 18, 2007

Comboio Fantasma

DSCN1660 web

Se gostas de monstros, sensações fortes, casas fantasmas, bd, e de desenho, então não percas esta pequena maravilha que se auto-destrói em breve.

DSCN1650 web
DSCN1657 web
DSCN1644 web
DSCN1637 web
Em vez dos corsos de carnaval, mil vezes o comboio fantasma!!

Comboio Fantasma, um projecto de
André Lemos, João Maio Pinto, Manuel João Vieira e Pedro Zamith.

Rua da Boavista, 164-1º, Lisboa (continuação da R. S. Paulo)

Até dia 25 de Fevereiro
sextas-feiras das 21h às 23h
sábados e domingos das 15h às 19h

quarta-feira, fevereiro 14, 2007

O Aprendiz Preguiçoso

Img205 web
Um passeio até às Caldas da Rainha para quebrar a rotina e comprar cavacas, remar no lago do Parque e visitar a exposição do João Fonte Santa e o museu do escultor António Duarte (autor da estátua do Marechal Saldanha, do Camilo Castelo Branco e dos cavalos modernistas na praça do Império).
Img214 web
Camila a olhar para a Camila pequenina.

Img210 web

Img209 web

Clara e Pandora enquadradas: is not a painting.

O Aprendiz Preguiçoso
Museu António Duarte
R. Dr. Ilídio Amado
2500 Caldas da Rainha
Tel: 262 824821
de Segunda a Sexta das 9h. às 13h. e das 14h. às 18h. Sábados, Domingos e feriados das 10h. às 13h. e das 15h. às 18h. Encerra à Terça-feira. Entrada: Gratuita

quarta-feira, fevereiro 07, 2007

FLASH MOB

ou multidão instantânea, acção promovida pelo colectivo feminista foi um sucesso. E muito divertido!

Img198

Este é o meu sim colado na coluna do metro juntamente com os outros, após a desmobilização da FLASH MOB.
Hoje de manhã, nada restava da acção a não ser este resistente sim!

sim1617net
sim1616 net
sim1615web

segunda-feira, fevereiro 05, 2007

Ilustradores flamengos

cneut
Desta vez não nos perdemos e encontrámos o Auditório Augusto Cabrita no Barreiro, a tempo de comprar uns livros do ilustrador Carll Cneut . E personalizados.
Cneut faz uma média de dois livros por ano. Para não se desconcentrar do essencial do seu trabalho, com questões supérfluas, tais como pagar renda da casa e já não tenho dinheiro este mês, porra, o estado Belga subsídia-o com um confortável ordenado no fim do mês. Com retorno, claro, os livros de Cneut estão traduzidos em várias línguas, solidamente implantados na industrial cultural global, vertente literatura infantil.
Cneut vive tranquilo, sem jipes, nem casa no Algarve, nem vivenda em Tires. E nós pr' aqui estamos a discutir e a gastar dinheiro, como se fôssemos um país europeu, com campanhas e cartazes pindéricos com questões que já deviam estar resolvidas há 'ene', mas o 'delay' português é o nosso triste fado. O aborrecimento é que não gosto de fado.

domingo, fevereiro 04, 2007

Acçao colante

autocolantes-12

O colectivo feminista envia pelo correio 15 autocolantes para quem quiser participar na ACÇÂO COLANTE. Eu já escolhi os meus.
Link no título.