sexta-feira, abril 29, 2005
jardim em festa
Feira no Príncipe Real amanhã e na segunda-feira com as ciber-artesãs. Passo por lá na 2ª e com dinheiro.Mais informação aqui.
sem palavras
Chegou ontem lá em casa Speechless de Peter Kuper.Tem bd's poderosas sobre a guerra, como a Bombs Away publicada na revista Heavy Metal, 1991.Todas as capas da World War 3, revista de 'intervenção política' editada por ele e por Seth Tobocman desde 1979, esboços, projectos e bd's autobiográficas.
Speechless encontra-se à venda na BDMania, na Amazon e no site do autor.
Peter Kuper foi o autor do cartaz da oitava edição do salão internacional de banda desenhada do Porto, em 1995.Podem vê-lo na secção portfolio do seu site.
quinta-feira, abril 28, 2005
template
Isto é o cabeçalho do meu blogue.As primeiras tentativas falharam e ficou o underworld engolido no branco. É curioso mas foi um acaso entrópico...vou deixar assim até descobrir como se faz.
terça-feira, abril 26, 2005
25 de abril
Apascentar rebanhos só de luvas
D'óculos escuros
Bebendo sumo d'uvas
O Alentejo estava florido apesar dos riachos em pó. Levei 3 crianças no meu carro dos 15 meses aos 11 anos até Odemira a ouvir Da Weasel e uma compilação de músicas de intervenção que saíu o ano passado com o jornal Público. Odemira estava em festa. Uma romaria com balões de hélio à venda.
Tirámos fotografias com o meu novo telemóvel. Após 7 anos de falta, tenho novamente muitas fotos de mim, feitas pela Camila.
Isto é Lisboa à chegada.
sexta-feira, abril 22, 2005
liberdade!
Vou para o monte do 'Mal Julgado', mais conhecido pelo 'Monte da Céu' neste fim de semana prolongado pelo dia da Liberdade.O Alentejo nesta altura do ano está lindo, multicolor, as planícies cobertas de flores. Com a falta de chuva temo que este ano perca o espectáculo das flores livres, não plantadas nem regadas nem condicionadas nos canteiros dos jardins e nos vasos das varandas.
quinta-feira, abril 21, 2005
sistema artístico
Inaugura amanhã às 21.30h no Hangar K7 na fundição de Oeiras-não confundir com fundação- o Projecto Terminal, mais uma mega produção do Paulo Mendes. Atenção à programação das conferências, colóquios e dos serviços educativos. Manobras para levar o povo à arte e a arte ao povo.
quarta-feira, abril 20, 2005
i love jesus
A propósito da eleição do cardeal Ratzinger.
Foto tirada em Camden Market. Estão ainda por lá aqueles restaurantes/ roulotes asiáticos do Blade Runner...
terça-feira, abril 19, 2005
domingo, abril 17, 2005
sábado, abril 16, 2005
sexta-feira, abril 15, 2005
quinta-feira, abril 14, 2005
Dentuça e gorducha
Somos fãs da Mônica e dos seus amiguinhos. Em 2003 estivemos na fila para os autógrafos, quando o Mauricio de Sousa esteve por cá!
quarta-feira, abril 13, 2005
XX
Estas ilustrações são do final do século passado, mas continuam a ilustrar a actualidade. Duas foram publicadas,a outra sobre o dia dos namorados, ficou esquecida no jornal.
segunda-feira, abril 11, 2005
ÃO!ÃO!
'Mas pelo sim e pelo não, devem ser passeadas com trela. O fadista e deputado do PSD, Nuno da Câmara Pereira, diz que a mulher é " o animal mais bonito" e "o melhor amigo do homem".' Frase retirada da crónica desta semana do Daniel Oliveira no jornal Expresso.
E esta é "o melhor amigo " do deputado. Diz ão ão e valha-me Deus. À venda, proximamente, na FIL sexo.
www
A www é uma base de dados sobre ilustração e bd que estou a fazer com a Bárbara Rof. Vai ficar disponível no site da Bedeteca, no dia de S. Nunca à Tarde. O truque é não desesperar e não fazer muitas perguntas. O habitual nos meandros da teia hierárquica e burocrática da função pública.Um tédio.
sexta-feira, abril 08, 2005
quinta-feira, abril 07, 2005
Yayoi Kusama
Nova Yorque, anos 60.Performances anti- vietname, raves body paintings e muitas bolinhas pintadas em corpos nus contra a guerra. Kusama regressa ao Japão em 1973 e interna-se por vontade própria numa clínica psiquiátrica onde continuou a trabalhar.Contaminou-se com bolinhas.
quarta-feira, abril 06, 2005
papel de embrulho
Ainda faltam 3 semanas para os meus anos,( reparem no ainda...) e este é o meu papel de embrulho de estimação.
Até já André!
terça-feira, abril 05, 2005
segunda-feira, abril 04, 2005
ler arte
Quando entrei na Tate Modern para ver mais uma retrospectiva do Joseph Beuys no meu currículo, espantei-me com a nova forma de 'ver arte'- lia-se...na primeira sala as pessoas liam viradas para a instalação, levantavam brevemente o olhar e debruçavam-se de novo para o pequeno livro gratuito com a explicação/ descrição de cada peça. Beuys explicado democraticamente para todos, pensei. No dia seguinte na National Gallery, a mesma coisa, não se via Caravaggio, lia-se na escuridão das salas cheias, cheias de gente e de bebés a chorar. Na Serpentine não nos deram o manual de entender arte, lemos na parede que a Tomoko Takahashi tinha, ao longo de vários meses, apanhado no lixo urbano 7.600 coisas e que estavam todas ali espalhadas. Não Clara, não mexe...não, Clara!
domingo, abril 03, 2005
o elfo da rosa
Coube-me ilustrar o conto O Elfo da Rosa do Andersen para a exposição comemorativa do bicentenário do nascimento do escritor.
Tétrico, violento e horrível: '(...)Bem queria levar o cadáver para casa, mas não o podia fazer. Assim, pegou na cabeça pálida com os seus olhos fechados e beijou-lhe a boca fria, tirando-lhe a terra do belo cabelo.
-Quero guardá-la para mim!- disse ela, e, depois de ter posto, de novo, a terra e as folhas sobre o corpo morto, pegou na cabeça e levou-a, junto com um raminho de jasmim, que floria no bosque,onde ele tinha sido assassinado.
Assim que entrou nos seus aposentos, pegou no maior vaso de flores que ali havia, pôs a cabeça do morto lá dentro, com terra por cima e plantou o raminho de jasmim(..)'.
Necrofilia, pois...com elfos sussurantes. Para crianças.
Mais informações sobre a exposição aqui.
sexta-feira, abril 01, 2005
Bazooka, qu'est que c'est? fafafafa fafafafa
Encontrei este papel desenhado sem querer com a palavra Bazooka.
Qu'est que c'est Bazooka?
Conheci o trabalho deste colectivo francês em 1985/86 (?) num evento/exposição chamado bdboom espalhado pelo metro dos Restauradores e no Instituto Franco-Portugais em Lisboa. Os Bazooka (Kiki Picasso, Loulou Picasso, Olivia Clavel, Lulu Larsen...) trouxeram imagens cheias de energia explosiva, brutas (l'art brut), punks e situacionistas q.b. Activistas gráficos a sua mais famosa publicação foi Un Regard Moderne, encarte no jornal Liberation de notícias ilustradas. Sairam 6 números dessa revista. Agora Un Regard Moderne existe como revista on-line patrocinada pelo ministério da cultura e da comunicação e podem encontrar trabalhos dos anos 70 e 80 da produção Bazooka aqui.
A seguir eu e o Fonte Santa fizemos a editora de fanzines A Vaca Que Veio Do Espaço. C'est la vie!
Subscrever:
Mensagens (Atom)