terça-feira, dezembro 30, 2008

BOM ANO!!




Ainda consegui desejar-vos "feliz ano novo" neste ano!

A fazer com convicção en 2009:
- ir ao ginásio
-comer menos queijo
-tirar tv do quarto
-arrumar o escritório
-deitar velharias fora da casa da luciano cordeiro
-sair à noite de vez em quando
-não me irritar
-ir ao oftalmologista ( ando a fazer figura de mal-educada, não cumprimento as pessoas a partir de certa distância...)
-fazer os 32 desenhos para o Tiago Manuel
-fazer mais 32 desenhos
-mudar o grafismo do underworld

segunda-feira, dezembro 15, 2008

colaboradores, precisam-se!


Amigos bloggers:
Preciso de papel, qualquer tipo de papel que tenha um rabisco, uma garatuja, um desenho, um linha, um escrito. uma letra, uma palavra. Qualquer coisa: um envelope rabiscado, mapas caseiros, toalhas de papel, desenhos dos filhos, lista de compras, um post it...
A minha próxima peça é sobre a utilização do desenho, (no sentido mais alargado,) no nosso quotidiano. A ideia é construir um monte de papéis amarrotados num canto de uma sala.
A exposição é no Avenida, em Lisboa, um prédio que enquanto não vai para obras serve para exposições. A Susana Chiocca convidou-me para um projecto "de desenho". Somos 6 artistas a ocupar o 2º andar no mês de Fevereiro.
Vou a casa buscar o saco do vosso lixo desenho caseiro. Porto, Lisboa ou Coimbra.
Obrigado!

quarta-feira, dezembro 10, 2008

No Reino do Irreal




Visões Paralelas, exposição sobre estados alucinatórios entre arte e loucura que esteve no Reina Sofia no ano de 1993. Henry Darger (1892-1973) andava por lá e eu também. A história de Henry Darger emocionou a comunidade científica e artística, Paula Rego, nos anos 80, dedica-lhe a série Vivian Girls.
Orfão de mãe e pai inválido, foi internado aos oito anos numa instituição para deficientes mentais, de onde fugiu aos 16 anos. Trabalhou num hospital como auxiliar durante toda a sua vida. Solitário, recolheu a um lar aos 81 anos, seis meses antes de morrer, deixando o seu quarto entupido com um inacreditável espólio de escritos e desenhos, de que fazem parte, entre outros textos, os 13 volumes de mais de 14 mil páginas de A História das Meninas Vivian nos chamados Reinos do Irreal, da tempestade da Guerra Glandeco-Angeliniana causada pela Revolta dos Meninos Escravos e os 154 desenhos e colagens aguareladas que a ilustram. Henry usava processos gráficos próprios, muito 'up to date' e citando Burroughs, um processo de 'cut up', recorte e decalque de material impresso, desenhos, ilustrações que reutilizava, apropriando-se de imagens diversas para construir as suas.

quinta-feira, dezembro 04, 2008

Dois cartazes da colecção do JS, duas pérolas entre muitas outras.
O cartaz da ALTERNATIVA ZERO (1977), organizada por Ernesto de Sousa e,



muito "anos 80" um cartaz do jovem estudante de filosofia que nos seus tempos livres dedicava-se ao design a à ilustração, Delfim Sardo!