Nada como uma censurazita para rentrée. Desta vez foi a vez da Experimenta Design e da sua direcção sucumbir ao chicote de um patrocinador a Coca-Cola.
sexta-feira, setembro 11, 2009
Nada de Novo
Nada como uma censurazita para rentrée. Desta vez foi a vez da Experimenta Design e da sua direcção sucumbir ao chicote de um patrocinador a Coca-Cola.
domingo, maio 17, 2009
internet interdita
Em virtude de estarmos com as eleições europeias a porta, julgo ser da mais alta importância que todos nós saibamos o que os actuais deputados europeus eleitos por Portugal andam por lá a fazer.
Certamente ja ouviram falar na questão da internet, que actualmente é livre mas que o parlamento europeu apresentou uma proposta com o objectivo de as operadoras passarem a decidir quais os conteudos que disponibilizariam aos seus clientes, ou seja, queriam transformar a internet numa especie de tv por cabo onde cada operadora decide que canais e que disponibiliza.
Pessoalmente ja considero ridiculo so o facto de tal proposta ter sido apresentada, pois estamos em pleno seculo XXI e gosto de pensar que a censura e uma coisa do passado, mas infelizmente ha quem não concorde comigo e teime em insistir em censurar o que quer que seja.
A votação foi relativa a quem concorda com a internet livre (a favor), a quem não concorda (contra) e a quem não tem opinião(!) (abstenções) !!
Nada nos garante que "escapemos" na proxima vez.
Dai a relevância dos seguintes dados:
407 votos a favor
GUE/NGL: Ilda Figueiredo, Miguel Portas, Pedro Guerreiro
PPE-DE: Ribeiro e Castro
PSE: Ana Gomes, Armando França, Edite Estrela, Elisa Ferreira, Emanuel Jardim Fernandes, Francisco Assis, Jamila Madeira, Joel Hasse Ferreira, Manuel dos Santos, Paulo Casaca
57 votos contra
PPE-DE: Assunção Esteves, João de Deus Pinheiro, Vasco Graça Moura
171 abstenções
PPE-DE: Duarte Freitas, Luís Queiró, Sérgio Marques, Silva Peneda
......Para que conste já que vamos votar no próximo mês para o Parlamento Europeu......
quarta-feira, maio 13, 2009
segunda-feira, maio 11, 2009
Imagens e palavras
A preparar nova proposta de trabalho sobre retórica da imagem (e não de argumentação), encontrei-me outra vez com a Media Vaca e o seu maravilhoso dicionário ilustrado Mis Primeras 80.000 Palabras, flexível a adaptável a todas as idades.
quarta-feira, abril 15, 2009
Xutos & Pontapés
Anda tudo do avesso
Nesta rua que atravesso
Dão milhões a quem os tem
Aos outros um passou-bem
Não consigo perceber
Quem é que nos quer tramar
Enganar/Despedir
E ainda se ficam a rir
Eu quero acreditar
Que esta merda vai mudar
E espero vir a ter
Uma vida bem melhor
Mas se eu nada fizer
Isto nunca vai mudar
Conseguir/Encontrar
Mais força para lutar…
(Refrão)
Senhor engenheiro
Dê-me um pouco de atenção
Há dez anos que estou preso
Há trinta que sou ladrão
Não tenho eira nem beira
Mas ainda consigo ver
Quem anda na roubalheira
E quem me anda a comer
É difícil ser honesto
É difícil de engolir
Quem não tem nada vai preso
Quem tem muito fica a rir
Ainda espero ver alguém
Assumir que já andou
A roubar/A enganar
o povo que acreditou
Conseguir encontrar mais força para lutar
Mais força para lutar
Conseguir encontrar mais força para lutar
Mais força para lutar…
(Refrão)
Senhor engenheiro
Dê-me um pouco de atenção
Há dez anos que estou preso
Há trinta que sou ladrão
Não tenho eira nem beira
Mas ainda consigo ver
Quem anda na roubalheira
E quem me anda a foder
Há dez anos que estou preso
Há trinta que sou ladrão
Mas eu sou um homem honesto
Só errei na profissão
terça-feira, março 24, 2009
Thomas Hirschhorn
segunda-feira, março 16, 2009
Montagem
A montagem foi rápida e eficaz graças aos bascos-galegos( artistas e ex-alunos das Belas Artes- olá Itcia!) que tomam conta da sala. Sobrou-me tempo para dar uma volta pelos centros de arte contemporânea galegos, Marco Vigo e CGAC, Santiago de Compostela, célebre entre nós por ter sido desenhado pelo Siza Vieira.
quinta-feira, março 12, 2009
SaLA X ( again)
segunda-feira, março 09, 2009
SALA X
Estou de partida para a Galiza!
A exposição inaugura dia 12 às 20h. Duas individuais, como os champôs, 2 em 1, uma minha e outra do Pedro Valdez Cardoso, partilhamos a sala X,o espaço de exposições das Belas Artes de Pontevedra, Universidade de Vigo.
Nem Lisboa nem Porto tem um espaço com esta dinâmica e dinheiro para fazer catálogos anuais e convites a artistas de todo o mundo. o que implica alguns custos, transportes, deslocação e estadia. Os galegos fazem-no!
terça-feira, março 03, 2009
segunda-feira, março 02, 2009
Finito
Fim da expo relâmpago no espaço Avenida gerido pelo António Bolota e pertencente a um banco, o BES. É um prédio cheio de animação e de ateliers de artistas desde ao Francisco Tropa, lá em cima, até ao Gonçalo Pena, cá em baixo ( não sei se esta hierarquia de andares quer alguma coisa...).
A peça do lixo , da trilogia do Apartamento- título genérico das minhas 3 peças apresentadas, retirado da trilogia de Roman Polanski- foi um êxito e deu umas belas fotografias das pessoas entretidas entre a papelada desenhada.
quarta-feira, fevereiro 25, 2009
Rir ou chorar?
Hum, eu bem que desconfiei, ontem ao chegar ao aeroporto de Lisboa e vi uma daquelas personagens da GNR com aquela farda e aquele casquete na cabeça que afinal a ida à Disneylândia ainda não tinha acabado.
Hoje, logo de madrugada ao balcão da cafetaria de Sta Apolónia dei umas sonoras e vigorosas gargalhadas ao ler a notícia da apreensão de 5 exemplares do livro da francesa Catherine Breillat pela PSP de Braga devido à imagem da capa! A célebre pintura A Origem do Mundo! do Courbet. Pobre país ignorante com poucos euros no bolso... já não sei se hei-de rir ou chorar, nem se é bom estar do outro lado do espelho.
Hoje quando chegar a Coimbra, já sei como começar a aula- com a projecção desta imagem- para combater a ignorância sobre a cultura europeia. Entre 71 alunos, vamos ver quem é que sabe de quem é aquela vagina.
quarta-feira, fevereiro 11, 2009
Compras on-line
Este é o próximo livro que encomendei ontem. Foi-me recomendado gentilmente pelo Carlos Vidal, um dos membros mais polémico do 5dias e o meu orientador de pesquisas académicas e artísticas.
Textos de Ulrike Meinhof, para acompanhar a desmontagem da exposição do museu do Neo-Realismo. E inspiração para proximos trabalhos. Meinhorf & Rosler&...