quarta-feira, dezembro 27, 2006

Espiritismo

espirit web
Publicada na revista Pública para ilustrar um artigo sobre espiritismo. A tónica recomendada pela editora foi no sentido de evitar cair em clichés sobre o assunto. Difícil. O espiritismo para mim é comunicar com os mortos. Ponto. Em Portugal tem um não sei quê de glamoroso, foram interditados e perseguidos por Salazar. E tudo o que foi proibido ganha um sabor especial na História. É proibido proibir, pois claro! O outro desenho está aqui.

8 comentários:

merdinhas disse...

Já vi o outro.


Essa bola é suspeita...

linfoma_a-escrota disse...

espiritismo é endoidecer, ser possuído pelo exterior da física quântica que afirma que existem 11dimensões nesta existência matemática que é o planeta terra, fantasmas residem? não evaporam até ao berço da reencarnação? estão invísiveis à nossa volta segredando-nos os altos e baixos das ideias sádicas e apaixonadas?
brincam com os sonhos e baralham as hipóteses? duvido...

linfoma_a-escrota disse...

go ask alice.....................









when she's ten feet tall ;)

intruso disse...

Tb gosto deste.

Espiritista q.b.

:)

André disse...

Espiritismo é bem mais que comunicar com os mortos ponto. Por isso mesmo foi proibido.
Graficamente a ilustração é um mimo, mas não foge ao cliché das mesas girantes de meados do século XIX.
www.adeportugal.org, ou http://www.espirito.org.br/index.asp têm disponíveis para download as obras básicas do Espiritismo, com destaque para O Livro dos Espíritos.

Denise disse...

O Blog de Espiritismo (http://blog-espiritismo.blogspot.com/) partiu deste seu desenho, muito interessante, para explicar o que é efectivamente o Espiritismo.
Já agora, pode informar em que data saiu esse artigo sobre o assunto no Pública?

MPSal disse...

Espiritismo não é apenas comunicar-se com os "mortos", é praticar uma REFORMA ÍNTIMA, é tornar-se uma pessoa melhor, conhecer a si mesmo, saber que a vida não cessa na morte,existe a vida espiritual, saber que estamos aqui na Terra de passagem, adquirindo experiências, vivenciando provas e expiações. Explica de onde viemos, para onde vamos,quem somos,por que estamos aqui, por que sofremos, entre outras coisas mais...Não descrimina cor,raça,credo, não usa de imagens, ícones, etc.
Recomendo a leitura dos livros:
"O que é espiritismo" e "O livro dos espíritos" da autoria de Allan Kardec, pesquise sobre a origem do espiritismo, visite alguns sites:
http://www.febnet.org.br/
http://www.espiritismogi.com.br/livrosd.htm
http://www.terraespiritual.locaweb.com.br/espiritismo/obrasbasicas.html
Um grande abraço!

André disse...

http://blog-espiritismo.blogspot.com/2007/09/tnica-recomendada-pela-editora-foi-no.html