sábado, agosto 19, 2006

Sta Maria, S. Miguel

açores web
Já estou no continente, mas enquanto não terminar Mau Tempo No Canal , de Vitorino Nemésio, ainda estou por lá, não em Sta Maria nem em S. Miguel, mas no Faial a ver o pico do Pico.
Sta Maria foi uma revelação, S. Miguel fez-me ter a certeza que prefiro as ilhas do grupo central. Falta conhecer a Graciosa, Flores e Corvo. Viciei-me em verde, névoas e mar. Nas hortências, no pimentão com queijo fresco, no ananás, nas vacas de todas as cores.
açores w1
açores w2
açores w3
açores w4
açores w5
Este ano não fomos ver as baleias e os golfinhos. ohhh! Fica para as próximas férias.

4 comentários:

merdinhas disse...

Li esse livro há muito tempo, confesso que já não me lembro.
Bons, eeses teus vicios. Eu lembro-me de gostar de comer peixes que só comi por lá ...peixe porco...achoeu que era um deles.

E Rabo de Peixe onde o sotaque se cerra?

Unknown disse...

ei mb ainda pensei em mandar-te um sms para saber se andavas por lá, mas com tanta névoa e curvas, atã nã é qui m' esquessi?!
o livro Mau tempo no canal é lindo, daqueles que não se consegue parar de ler. Passa-se em 1918/19, uma história de amor entre duas famílias que se odeiam serve para descrever a vida e os costumes dos açoreanos: os muito ricos, donos das ilhas e os muito muito pobres que mal falam português. O Némesio transcreve essa pronuncia cerrada na perfeição.
Rabo de Peixe tem crianças e crianças e crianças, nas ruas. As casas são hiper coloridas, cor e cor e sujidade e pobreza: já sei onde se inspirou o Taveira para as cores da zona J...ehehe!
uma terra do nunca, mal cheirosa, com grafittis políticos do BE.
Os miseráveis têm de facto muitos filhos...

Unknown disse...

O lírio, o encharéu , a veja. Lírio grelhado com molho de maracujá é muito bom. No Alabote, Ribeira Grande ( ao lado de Rabo de Peixe)

merdinhas disse...

Maracujá...tinha-me esquecido...

Acabei de ver o desenho de um Império num blog que tenho linkado, O "bonecos de bolso"...