sábado, maio 06, 2006

Censura

Imagem 1
Desenhando em terços

Este pénis crucifixo da artista plástica brasileira Márcia X ( 1959-2005) foi a causa do cancelamento por parte da direcção do Banco do Brasil, da exposição Erótica - Os Sentidos na Arte em Brasília no Centro Cultural do Banco do Brasil e que está a agitar o meio artístico brasileiro e a minha caixa de e-mail.
A direcção do Banco do Brasil cedeu aos 800 e-mail de protesto que recebeu após a inauguração, por parte de um grupo católico, Opus Christi, aos telefonemas da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) para os directores do banco que ameaçaram incluir a questão da obra de Márcia X nos seus sermões. Outros grupos religiosos fizeram ameaças de encerrar contas e promover um boicote ao BB.
Pura coincidência, a semelhança com os cartoons de Maomé? O que separa e o que reúne os radicais islâmicos a estes radicais católicos?

Para assinar a petição, Censura Não, é aqui. (Obrigada Ju)

3 comentários:

Silvares disse...

Quer-me parecer que o que separa os fundamentalistas de um lado e do outro é, simplesmente, o nome que dão a Deus.
No resto são muito parecidos. O enquadramento social é que é, também, diferente. Daqui por 200 anos os fundamentalistas islâmicos hão-de ter que engolir muitas das patranhas com que hoje infernizam a vida dos outros.

Unknown disse...

É o teu movimento católico que é perigosamente fundamentalista e opressor não este blogue!

Lua Bueno Cyríaco disse...

alice, concordo com vc...
se temos o direito de ver o que quisermos, e pensar o que quisermos, porque não temos o direito de expor isso onde quisermos?
quer dizer... a exposição, à primeira estancia foi aceita então...
é hipocrisia dizer que cada um tem "o direito de se manifestar" e fazer parte de um movimento que impeça alguém de ter esse direito (direta ou indiretamente).

alias... alguém ja ouviu aí falar do absurdo que um certo deputado quer fazer com relação à exibição do filme "codigo Da Vinci" ?
é... está no mesmo patamar.

no findo, acho que isso é um censura disfarçada de outra "palavra", pq quer impedir as pessoas de verem algo. ora, se não gosta da exposição ou do filme, fique em casa e fale para os seus filhos (ou quem quer que interesse) não frequentwrem esses lugares. deixar os outros se expressarem é democracia tbm, além de respeito (ninguém tem que pensar igual à ninguém)